sábado, 15 de dezembro de 2007

Fim de ano

...”Nossa, já estamos em Dezembro, o ano voou!”. Quem já não ouviu isto uma dezena de vezes? Mas voou mesmo, e a cada ano temos a impressão que a velocidade aumenta como se estivesse a disputar com a INTERNET ou com a Formula 1.
Com o passar dos anos, jogamos na nossa cesta de compromissos, além da mal fadada administração doméstica, mais envolvimento no trabalho, ginástica por recomendação médica, cursos de atualização, pós-graduação ou especialização para nos mantermos dentro do mercado de trabalho e quatro olhos nos filhos adolescentes cuja inventividade é ilimitada – que saudade de quando eram pequenos e os carregávamos para onde quer que fosse sem precisar negociar, implorar ou ate mesmo oferecer prêmios para nos dar o prazer da companhia.
Estamos no olho do furacão das nossas vidas e nem percebemos que o ano voou!
E chegamos ao fim do ano e não sabemos como isto aconteceu, nem percebemos onde gastamos o tempo.
Dezembro chega com uma tsunami de eventos e compromissos - enfeitar a casa, organizar o calendário de festas para não perder nenhuma, escolher e comprar presentes equilibrando gosto com o orçamento, montar o cardápio da ceia tentando não cair na mesmice de todo ano, onde ir no Reveillon! E haja dinheiro....
Mas Dezembro é um mês mágico. Embora toda a correria possa parecer irritante, não é. É como se houvesse uma nova chance para corrigir o rumo das nossas vidas, para recomeçar. E para os católicos é mesmo um recomeço pois é o mês em que se comemora o nascimento de Jesus. É o aniversário dele e como todo aniversário trás alegria e esperança no futuro, é uma celebração. A esperança de um mundo melhor nos move e produz força e energia e nos fortalece. Olhamos para o lado e queremos aderir às campanhas realizadas em benefício dos mais pobres, nos sentimos mais solidários e sensíveis aos problemas sociais, enfim, queremos ajudar! Amamos mais o próximo em Dezembro, faz parte do ritual do Natal.
No Brasil em especial, é uma época muito alegre, prenuncio da estação mais quente do ano em todos os sentidos – o verão de clima tropical, praia, festas, samba e carnaval para fechar a temporada.
Pense nisso tudo e acalme-se ao entrar no supermercado lotado ou no shopping, quando perder-se do marido ou do filho no meio da multidão, com certeza você vai achá-los em dois minutos. Não se irrite, pegue o celular e ligue para eles. Provavelmente estarão na praça de alimentação calmamente bebendo um chopinho e um refrigerante esperando você aparecer – é a tal diferença biológica..... Aproveite Dezembro – faça as pazes com o amigo brigão, perdoe o namorado, ligue para os parentes e amigos que não fala há muito tempo. Fique “light” e seja feliz. E Bom Natal!

Nenhum comentário: